Se você já teve vontade de ir além do que os conectores usb de seu computador oferecem, certamente irá tirar muito proveito do que está prestes a conhecer.
O Arduino é uma placa com entradas e saídas programada, ou seja, um programa feito por você será executado pelo arduino e partir dele temos acesso as entradas e saídas disponíveis na placa. Isso significa que podemos manipular vários componentes eletronicos diferentes, o que inclui desde leds e sensores de temperatura até comunicação com computadores convencionais.
Esta placa tem se tornado cada vez mais popular pois todo o projeto é open-source, assim qualquer pessoa pode ter acesso aos esquemas, muito bem documentados. Com isso temos vários fornecedores diferentes e até a opção montar o próprio Arduino adquirindo os itens do projeto onde for mais barato.
Existem vários modelos, para várias necessidades, mas se você está começando seguramente o mais indicado é o Duemilanove.
Como funciona
Basicamente o usuário faz upload do programa que o Arduino irá executar e a placa já está pronta para o uso. Os programas para Arduino devem ser escritos numa linguagem específica com sintaxe extremamente parecida com o C. Os códigos são compilados e enviados para a placa via um utilitário fornecido no site oficial do Arduino, disponível para os principais sistemas operacionais.
Abaixo um exemplo de programa escrito para o Arduino:
void setup() {}
void loop() {
digitalWrite(13, HIGH); // liga o led conectado ao pino 13
}
Os pinos de entrada e saída podem ser usados como analógicos ou digitais, dependendo da necessidade. Existe também a possibilidade de usar alguns desses pinos como uma porta serial, onde o pino de entrada é RX e o de saída TX. Para casos como esse, existem bibliotecas disponíveis para facilitar a programação.
Dicas para iniciar sem perder tempo
Sempre comece pelos kits de iniciante. São pacotes com a placa do arduino, algumas ferramentas técnicas e os componentes eletronicos mais utilizados nos tutoriais do site oficial. Quando se está começando é importante ter os itens mais fundamentais em mãos, pois nesse momento tudo é novidade.
Pesquise sempre mais de uma opção pois os preços variam muito. E quando for adquirir componentes para utilizar na placa lembre-se que marcas muito baratas tem desempenho inferior.
Site oficial: http://www.arduino.cc/
Especificação do modelo Duemilanove: http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardDuemilanove/
Curso: http://globalcode.com.br/treinamentos/cursos/computacao-fisica-com-arduino/
Lojas (algumas): http://loja.eletronlivre.com.br/ e http://multilogica-shop.com/